Submissão de Trabalhos

Chamada para submissão de trabalhos em Simpósio Temático

A coordenação da IX Semana de História convida a todos os interessados em apresentar trabalhos nos Simpósios Temáticos, a submeterem seus textos para avaliação dos respectivos coordenadores, segundo os critérios abaixo, em conformidade com os padrões nacionais de apresentação de trabalhos acadêmicos. Os textos aprovados comporão os anais eletrônicos da IX Semana de História, e ficarão disponíveis para acesso público no site do evento. Os trabalhos deverão ser enviados através de e-mail diretamente aos coordenadores dos Simpósios Temáticos, durante o período previsto no cronograma. Cada Simpósio Temático receberá no máximo 24 trabalhos, a fim de garantir o tempo de 20 minutos para cada apresentação. Na hipótese do número de trabalhos inscritos em cada Simpósio Temático ultrapassar o limite máximo, adotar-se-á como critério adicional de seleção a anterioridade do envio do trabalho. Os próprios coordenadores encaminharão a outros Simpósios Temáticos os trabalhos que ultrapassarem o limite máximo estipulado para as suas sessões, ou os que não se adequarem à sua proposta de Simpósio Temático. Os inscritos que não tiverem trabalhos aceitos serão considerados ouvintes, sem devolução da taxa de inscrição. O e-mail de inscrição deverá conter dois arquivos separados, sendo um deles o resumo do trabalho, e o outro, o trabalho completo. Os inscritos que não quiserem ter seus trabalhos publicados nos anais eletrônicos deverão comunicar expressamente, por e-mail, ao coordenador do Simpósio Temático, até o final do evento.

Critérios para apresentação de trabalho

Serão aceitos trabalhos de graduandos.
Cada autor (ou coautores) só poderá apresentar 1 (um) trabalho durante o evento.
Cada trabalho poderá ter no máximo três coautores.
O resumo deverá conter no máximo 2.300 caracteres sem espaço e precisará ser enviado em documento separado do trabalho completo.
Título do trabalho: Fonte Times New Roman 14 (negrito) e espaçamento 1,5, justificado;
Resumo: Fonte Times New Roman 12 e espaçamento simples, justificado; 
Texto completo: Fonte Times New Roman 12 e espaçamento 1,5, justificado; 
O texto completo deve conter de 8 a 15 páginas, incluindo bibliografia.
Os arquivos deverão ser salvos na extensão "doc" ou "rtf", digitados em programa editor de texto no padrão do Microsoft Office Word.
Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm;
A autoria (nome completo) deverá vir abaixo do título, à direita, em caixa alta. Em nota de rodapé (asterisco) deve ser colocada a Instituição de origem, Titulação e Agência financiadora, quando for o caso;
Os textos não deverão conter tabulação, colunas ou separação de sílabas hifenizadas;
O tamanho máximo de arquivo aceito é de 3MB. Caso seu trabalho contenha imagens estas deverão ser escaneadas em 300 dpi no formato TIF ou JPG, dimensionadas no formato de aproximadamente 5x5 cm e gravadas no próprio documento;
As tabelas devem ser digitadas seguindo a formatação padrão do programa editor de texto;
As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal. As referências devem indicar entre parênteses nome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação e páginas (SILVA, 1993:11-14);
As citações a partir de quatro linhas devem ser em Times New Roman 10, itálico, com recuo esquerdo de 4 cm. As referências devem constar no corpo do texto, entre parênteses, como no exemplo acima;
O uso de notas de rodapé deve ter apenas o caráter explicativo/complementar. Devem ser numeradas em algarismos arábicos seqüenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.) na fonte Times New Roman 10 e espaçamento simples;
As referências bibliográficas deverão ser colocadas no final do texto e de acordo com as regras da ABNT, dispostas em ordem alfabética por autor.
As páginas devem ser numeradas (margem superior direita), com exceção da primeira.
O certificado de apresentação de trabalho será emitido somente aos presentes em 75% das atividades do Simpósio.